domingo, 20 de fevereiro de 2011

Gostos e gostos

Salve ae cambada
Semana passada tive aula de Estética e Cultura de Massa (puta nome chique cara) e a minha professora, Agatha, que por sinal uma excelente profissional, estava nos explicando algo sobre estetica, e inevitavelmente, sobre o que é belo, buscando em teorias dos pensadores do passado, tais como Platão, que para ele o belo estava fora do plano fisico, algo impensavel. Aristoteles, que pensava ao contrario, o belo existia sim, e estava em um plano físico.
Porém, o que me chamou a atenção, e é onde eu quero chegar, foi o pensamento de Kant, que para ele, existe o belo sim, fisico, imaginario, porém, e o gosto? e a interpretação do que é ou não belo? Como nos dias de hoje, isso seria tão necessario que as pessoas entendessem, pois, vejo a todo instante, questionamentos e afirmações, que isso é lindo, isso é horrivel, e se você contesta, parece que esta fora dos padrões estabelecidos pela sociedade. Recordo-me de uma frase que não me vem o autor na memoria: "Existe o meu gosto e o mau gosto". Poxa não é muita hipocrisia achar que os seus gostos é o que dita o que é bom ou ruim no mundo?
Porque não aceitar que o que as vezes é bom ou belo pra ti não é o mesmo para os outros?
Talvez essas diferenças de pensamentos é que da o prazer da vida, o sentido se discutir, conviver experimentar coisas diferentes com pessoas diferentes.
Lembre-se, Deus te deu 2 ouvidos e uma boca, talvez seja para ouvir mais.
Se não concorda, mesmo assim ouça, não custa nada, no final quem decide é você, mas lembre-se e aceite, existem gostos e gostos ...

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, Fábio, posts muito bem escritos.

    Concordo com você, a aula da Agatha foi ótima e produz reflexões sobre o conceito do belo. E você também está correto no ponto central do seu post, todos os gostos merecem ser respeitados, sejam eles convencionais ou sejam a expressão do bizarro. Sem a variedade, tudo é mais pobre.

    ResponderExcluir